quinta-feira, 7 de julho de 2011

Vereadores em mais um curso

Os vereadores Randolfo Nunes de Oliveira, Nery Telmo Petter e Menegilda de Mattana participarão de um curso, de 11 e 15 de julho, em Encantado. Acho que a Mesa Diretora da Câmara, antes de ter colocado em votação a participação, deveria ter explicado quais os objetivos do curso, que proveito terão os vereadores e, principalmente, a comunidade. Aliás, a participação em cursos e seminários deveria seguir os mesmos critérios de outros projetos, onde são apresentadas as devidas justificativas para tal. Espera-se, no mínimo, que os vereadores, ao retornarem do evento, apresentem um relatório completo sobre o que aprenderam lá.

Gastos
Os gastos com a viagem dos vereadores, obviamente, será pago com o dinheiro público. Sei que não preciso solicitar que apresentem os valores gastos, mas considero que, para não pairar dúvidas, as despesas deveriam ser apresentadas detalhadamente. Digo isso por que me chegou a informação que na última viagem de vereadores, só foram divulgadas as despesas com diárias, mas “esqueceram” de dizer quanto a Câmara pagou pelas passagens.

Saúde
A secretária da Saúde, Delci Heinle Klein, compareceu à sessão da Câmara na quarta-feira, para apresentar o Relatório da Saúde referente ao primeiro trimestre de 2011. Depois da explanação da secretária, os vereadores fizeram alguns questionamentos interessantes. Pena não havia assistência no plenário.

Lixo no lixo
“Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja.” “Não jogue lixo nas ruas, evite problemas ambientais. Poluição causas doenças e enchentes.” “Pense no futuro, cuide de sua cidade.” Estas frases são de cartazes que foram fixados no centrinho, esta semana, por alunos da Escola Nereu Ramos. Mas os estudantes não foram lá só para chamar a atenção dos que frequentam o local. Antes disso, sob a orientação do professor Fábio, a gurizada fez um pente fino no local, coletando muito lixo, e deixando tudo limpinho. Lamentável é que, mesmo com os apelos pela conservação do Centrinho limpo, no mesmo dia já se via muita sujeira pelo chão.

Soldado do Fogo
No sábado passado, o prefeito Alceu Heinle foi agraciado com a medalha Mérito do Soldado do Fogo concedida pelo Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo. A medalha é entregue anualmente a pessoas que apoiaram, colaboraram e valorizaram o trabalho da instituição. Alceu foi merecedor da honraria pelo empenho na organização e estruturação da Defesa Civil no município. Pelo que já ouvi do major Cléber, comandante da corporação de Novo Hamburgo, a homenagem é justa.

Providências
Na sessão da Câmara, nesta semana, foram encaminhados pelos vereadores os seguintes pedidos: Alcides de Quadro solicitou que a Secretaria de Obras instale uma placa de Pare no cruzamento da rua Nova Prata com a Laranjeiras e a troca de lâmpada na rua Mostardas, em frente ao número 2 e mais uma luminária na mesma rua. Randolfo pediu o patrolamento da estrada da Capivarinha e no Macaco Branco. Os demais vereadores não apresentaram pedidos.

Nenhum comentário: