terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Deus é quem pesa as ações

Pequena reflexão que elaborei para esta terça-feira, 20 de dezembro de 2016, publicada no Devocional Sementes, da Diocese Meridional da Igreja Episcopal do Brasil.

I Samuel 2:1-10; Gênesis 21:1-21; Gálatas 4:21-5:1

O cântico de Ana, no segundo capítulo de I Samuel, é uma oração de gratidão e reconhecimento à grandiosidade e ao poder de Deus. Num tempo em que as mulheres eram tidas como inferiores e com a função específica de procriar, imagine como devia ser difícil a vida para aquelas que não podiam ter filhos. Ana colocou-se diante de Deus e sua súplica foi ouvida e ela deu à luz Samuel, personagem importante do Antigo Testamento.
Em Gênesis 21:1-21, nos deparamos com uma situação parecida com a de Ana, em que Deus abençoa Sara, já na velhice, com a maternidade. Aqui, dois pontos servem para uma boa reflexão. Primeiro: Deus cumpre o que promete. Segundo: nem sempre confiamos plenamente na sua promessa. Assim como Sara, muitas vezes nós duvidamos e até rimos das coisas que Deus é capaz de realizar em nossas vidas.
Deus sabe o que precisamos e, como Ana disse em sua oração, é ele quem pesa as ações. Portanto, não sejamos arrogantes em nossas súplicas, nem no nosso agir, mesmo que tal comportamento pareça estranho aos olhos do mundo.

“Não multipliquem palavras soberbas, nem saia arrogância da boca de vocês, porque Javé é um Deus que sabe, é ele quem pesa as ações.” (I Samuel 2:3)

Oração: Deus amado, não leve em conta nossa pouca fé, e ajuda-nos a viver conforme o teu querer, por teu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário: