quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Comprometimento com o chamado de Deus

Pequena reflexão que elaborei para esta quinta-feira, 22 de dezembro de 2016, dia em que a Igreja lembra Chico Mendes, testemunha profética (1988), publicada no Devocional Sementes, da Diocese Meridional da Igreja Episcopal do Brasil.

Isaías 29.13-24; Apocalipse 21.22-22.5 ; Lucas 1.39-48a(48b-56)

Entre as leituras recomendadas para hoje está a passagem de Isaías que fala do descontentamento de Deus com o culto vazio, com a glorificação apenas com os lábios, sem envolver o coração. E neste dia em que somos chamados a uma vida mais autêntica de submissão à vontade de Deus, lembramos o testemunho profético de Chico Mendes, seringueiro assassinado na Amazônia no dia 22 de dezembro de 1988. Era um homem comum, trabalhador, chefe de família, tinha filhos para criar. Mas a sua luta diária ia além da simples e digna busca pelo sustento do seu humilde lar. Ele levantava sua voz, destemidamente, em defesa do meio ambiente, pois sabia que aquela imensa floresta não estava ali apenas para garantir a sobrevivência de uns poucos seringueiros e suas famílias. E hoje, quando grande parte do País enfrenta sérios problemas com a falta de chuvas, começamos a nos dar conta do quanto estava certo Chico Mendes.
Reflitamos sobre nosso comprometimento com o chamado de Deus. Talvez Ele não deseje que sejamos mártires do ambientalismo, como Chico Mendes, mas Deus pode desejar que busquemos ir além da rotina das quatro paredes do templo.

“Os pobres voltarão a se alegrar com Javé, e os indigentes da terra ficarão felizes com o Santo de Israel.” (Isaías 29:19)

Oração: Em sua infinita misericórdia, ó Senhor, perdoa a nossa superficialidade e encoraja-nos a seguir os bons exemplos de dedicação perene em favor do Reino de teu Filho, nosso Senhor, Jesus Cristo. Amém!

Nenhum comentário: