quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Como Deus se comunica com você?

Pequena reflexão que elaborei para esta quarta-feira, 21 de dezembro de 2016, Dia do Apóstolo Tomé, publicada no Devocional Sementes, da Diocese Meridional da Igreja Episcopal do Brasil.

I Samuel 2:1-10; Gênesis 37:2-11; Mateus 1:1-17

Muitas vezes, nos impressionamos tanto com certos episódios bíblicos, que deixamos de perceber o que o texto quer nos dizer; nos prendemos mais no relato do que no sentido da mensagem ali contida.
A história de José, que foi vendido como escravo por seus próprios irmãos, mas acabou se dando muito bem no Egito, depois de interpretar os sonhos do faraó, é bem conhecida de todos que temos certa familiaridade com a Bíblia. O texto de Gênesis 37:2-11, recomendado para hoje, relata a simpatia do pai e a inveja dos irmãos por aquele moço que sonhava que seria importante.
Deus falava com José através dos sonhos. E com você, como Deus se comunica? Como você consegue interpretar a vontade de Deus em sua vida? Necessariamente, não é através de sonhos, nem via anjos, que Deus se manifesta e nos faz entender a sua vontade. E é fundamental que cada um de nós perceba qual é o chamado de Deus, caso contrário, viveremos como os irmãos de José, cheios de inveja e maldade em nossos corações. Releia a oração de Ana, em I Samuel 2:1-10, ela ajudará você a compreender o quanto é importante confiar em Deus e deixar que Ele guie os nossos passos.

“Ele guarda o passo de seus fiéis, enquanto os injustos perecem nas trevas, pois não é pela força que o homem triunfa.” (I Samuel 2:9)

Oração: Senhor, assim como José confiou em ti e superou todos os obstáculos, entre eles a inveja, a falsidade, a mentira, dá-nos coragem e discernimento para desempenharmos a nossa função, por amor de Jesus. Amém!

Nenhum comentário: