terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Onde está o seu tesouro?


“Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração.”

A Quarta-feira de Cinzas marca, no Calendário Cristão, o início da Quaresma, um tempo de arrependimento, tempo de conversão, tempo de preparação para a Páscoa.

Antigamente, os cristãos mudavam suas rotinas durante a Quaresma, não iam a bailes, não faziam festas. Atualmente, alguns segmentos do cristianismo, talvez baseados no Evangelho recomendado para hoje (Mateus 6: 1-6, 16-21), já não são tão rigorosos. O que não se pode abrir mão é da reflexão sobre nossa fé. Precisamos reservar algum tempo, e a Quaresma é um período apropriado, para avaliarmos como está a nossa vida. E um bom começo pode ser refletindo sobre o versículo que abre este comentário.

As demais leituras recomendadas para esta Quarta-feira de Cinzas são o Salmo 103 ou 103: 8-14; Joel 2: 1-2, 12-17 ou Isaías 58: 1-12; e II Coríntios 5: 20b-6:10.

Uma oração apropriada para as reflexões da Quaresma encontra-se no LOC – Livro de Oração Comum da IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil:

“Onipotente e Eterno Deus, que amas tudo quanto criaste, e que perdoas a todos os penitentes; cria em nós corações novos e contritos, para que, lamentando deveras os nossos pecados e confessando a nossa miséria, alcancemos de Ti, Deus de suma piedade, perfeita remissão e perdão; por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”
Os textos bíblicos você pode acessar em Bíblia Online - Antigo e Novo Testamento

Nenhum comentário: