terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Acreditem na boa notícia


Jesus não escolhe seus discípulos pelo seu status, conta bancária ou grau de instrução. Para segui-lo basca acreditar e praticar a Boa Nova. Assim como Simão e André, deixaram suas redes na praia e abandonaram a pesca para seguir o Mestre, nós também deveríamos prestar mais atenção no chamado de Deus em nossas vidas.

As leituras bíblicas recomendadas para esta terça-feira (28) são Salmos 45 ou 47, 48; Gênesis 37: 12-24; I Coríntios 1: 20-31; e Marcos 1: 14-28.

Os textos bíblicos você pode acessar em Bíblia Online - Antigo e Novo Testamento

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Um sonhador


Sempre fui um sonhador. Nos meus pensamentos e devaneios, ao longo dos anos, acumulei sonhos utópicos onde todos viviam felizes, sem intrigas, sem maldade, com respeito, solidariedade, alegria. Sempre tive dificuldades em confrontar meus projetos com a realidade dura desse mundo individualista e ganancioso. Quase sempre abandonei (ou adiei) meus sonhos diante dos primeiros obstáculos.

Assim, nestes 56 anos completos hoje, tudo que construí foram as amizades. Até mesmo os filhos especiais que tenho, reconheço que eles o são graças à dedicação e competência da mãe deles. Atravessei esses anos todos apenas sonhando com um mundo melhor, mas com pouca ação na busca da transformação tão necessária. Não me sinto infeliz assim, mas reconheço que eu poderia ter realizado muito mais.

Competência, sem falsa modéstia, acredito que não me faltou. Fazer o que? Este é o meu jeito de lidar com a vida e aqui estou, agora, com pouco ânimo para novos empreendimentos, com receio de retomar alguns que já estiveram bem encaminhados. Por isso, peço a Deus que me oriente e conserve minhas amizades e o amor de meus filhos, da mãe deles e de meus familiares. E se não for pedir demais, que me dê muitos anos de vida; quem sabe alguns sonhos ainda possam se tornar realidade. Afinal, utópico é não sonhar.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A gente era feliz e não sabia


Eu nasci numa madrugada de segunda-feira, aos 27 dias no mês de fevereiro de 1956. Minha família já era urbana, morava de aluguel numa casinha humilde, embaixo de um grande pinheiro no hoje chamado Bairro Rincão, em São Francisco de Paula. Meus pais, como a grande maioria dos brasileiros, naquela época, apostavam na industrialização do país, progresso que traria vida melhor para todo o povo. Oito anos mais tarde estávamos, definitivamente, morando no Vale do Sinos, apostando que tudo seria melhor. Hoje temos um pouco mais de conforto, reconheço, mas será que temos mais qualidade de vida?

Depois de uma certa idade, nos tornamos nostálgicos e tenho pensado em reunir meus amigos para celebrar meu aniversário. Sou grato a Deus por estes 56 anos de vida e tenho vontade de rever velhos amigos. Ocorre, entretanto, que não é tão fácil promover uma festa para dezenas de pessoas.

Pensando sobre a festa que gostaria de fazer no meu aniversário me veio à mente o quanto havia de equívoco, lá nos idos das décadas de 1950/60. O êxodo rural enriqueceu uma meia-dúzia, dizimou costumes tão belos e isolou as pessoas. Antigamente, embora não se tivesse dinheiro, como continua acontecendo hoje, não era preciso agendar visitas e nos aniversários era uma festança só. A parentada e os amigos chegavam sem avisar. Sempre havia algumas galinhas no quintal, ou uma lata de querosene cheia de carne de porco conservada na banha. Aí, bastava uma gaita e um violão e todos dançavam e se divertiam uma noite inteira. A gente era feliz e não sabia.

Um refúgio seguro


“Em ti, Senhor, busco refúgio: não seja eu jamais confundido; livra-me em tua retidão. Inclina para mim os teus ouvidos, apressa-te em me livrar; sê para mim um rochedo inexpugnável, um baluarte onde me salve.”
O salmista pode ajudar em nossas preces neste início de Quaresma. Lembre-se, este é um período de contrição, de arrependimento. Arrume um tempinho em sua agenda e “reúna-se” com o Criador. Com certeza, Ele lhe ouvirá e lhe dará guarida.

As leituras recomendadas para esta sexta-feira, 24, são o Salmo 31 ou 35; Ezequiel 18: 1-4, 25-32; Filipenses 4: 1-9; e João 17: 9-19.

Os textos bíblicos você pode acessar em Bíblia Online - Antigo e Novo Testamento

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Satisfaça os desejos de teu coração


“Não te indignes à vista dos malfeitores; nem tenhas inveja dos que praticam maldade. Porque eles breve serão cortados como a relva; e, como a erva verde, murcharão. Confia no Senhor e pratica o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Alegra-te no Senhor; que ele satisfará os desejos de teu coração. Entrega ao Senhor o teu caminho; nele deposita a tua confiança e ele fará o mais. Fará resplandecer como a aurora a tua justiça; e, como a luz do meio dia, o teu direito. Descansa no Senhor e espera nele; não te irrites à vista do que prospera, à presença do que executa planos de maldade. Reprime a cólera e depõe a ira; não te impacientes, que só do mau é isso próprio.”
O trecho acima do salmo 37, recomendado para esta quinta-feira (dia 23), dispensa qualquer comentário neste início de Quaresma. Leia também Habacuque 3: 1-10 (11-15) 16-18; Filipenses 3: 12-21; e João 17: 1-8.

Os textos bíblicos você pode acessar em Bíblia Online - Antigo e Novo Testamento

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Onde está o seu tesouro?


“Onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração.”

A Quarta-feira de Cinzas marca, no Calendário Cristão, o início da Quaresma, um tempo de arrependimento, tempo de conversão, tempo de preparação para a Páscoa.

Antigamente, os cristãos mudavam suas rotinas durante a Quaresma, não iam a bailes, não faziam festas. Atualmente, alguns segmentos do cristianismo, talvez baseados no Evangelho recomendado para hoje (Mateus 6: 1-6, 16-21), já não são tão rigorosos. O que não se pode abrir mão é da reflexão sobre nossa fé. Precisamos reservar algum tempo, e a Quaresma é um período apropriado, para avaliarmos como está a nossa vida. E um bom começo pode ser refletindo sobre o versículo que abre este comentário.

As demais leituras recomendadas para esta Quarta-feira de Cinzas são o Salmo 103 ou 103: 8-14; Joel 2: 1-2, 12-17 ou Isaías 58: 1-12; e II Coríntios 5: 20b-6:10.

Uma oração apropriada para as reflexões da Quaresma encontra-se no LOC – Livro de Oração Comum da IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil:

“Onipotente e Eterno Deus, que amas tudo quanto criaste, e que perdoas a todos os penitentes; cria em nós corações novos e contritos, para que, lamentando deveras os nossos pecados e confessando a nossa miséria, alcancemos de Ti, Deus de suma piedade, perfeita remissão e perdão; por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém.”
Os textos bíblicos você pode acessar em Bíblia Online - Antigo e Novo Testamento