O projeto Rodas de Conversas promove encontros por chamadas
de vídeo com profissionais das escolas municipais de Educação Infantil
A dúvida acerca de como os professores municipais de Campo
Bom estariam lidando com a pandemia pelo coronavírus foi o ponto de partida
para a criação do projeto Rodas de Conversas: escola em tempo de quarenta.
Trata-se de uma iniciativa piloto em que quatro escolas foram convidadas a participar
de encontros por chamadas de vídeo. É um espaço para que professores, equipes
diretivas e funcionários de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de
Campo Bom falem sobre suas incertezas em relação a esse período de Covid-19.
“Penso serem muito importantes estas rodas de conversa como momentos de escuta
e de trocas, considerando as angústias vividas pelos professores, em especial,
os da Educação Infantil”, declarou a secretária municipal de Educação e
Cultura, Simone Schneider.
O projeto teve início no dia 29 de maio e as primeiras
participantes foram as escolas municipais Aquarela, Cebolinha, Chapeuzinho
Vermelho e Guilhermina Blos. De acordo com a psicóloga do Centro Municipal de
Apoio à Diversidade Escolar (Cemade) Isadora Garcia, os temas mais abordados
pelos profissionais foram em relação à sensação de luto por tudo aquilo que se
tinha como certo, conhecido e planejado. “Agora é hora de pensar em como vai
ser o retorno à escola e como vamos encontrar essas crianças. São preocupações
que vêm acompanhadas de medo e também de busca de soluções”, disse a psicóloga.
A diretora da Emei Chapeuzinho Vermelho, Fabrícia Thiesen da
Luz, avalia como positiva a iniciativa. A comunidade escolar está em processo
de mudança para outro prédio, já que o atual está em reforma, o que aumenta o
anseio dos professores. “Quando a gente achou que a reforma seria nosso maior
desafio de 2020, fomos surpreendidos por essa situação da pandemia. No
encontro, foi deixado bem claro que não estamos sozinhos, e isso é uma ajuda
que não tem preço”, celebrou a diretora. A Smec vai oferecer essa oportunidade
para mais quatro escolas do município, inicialmente. A ideia é fazer as rodas
de conversas com os profissionais da Educação Infantil, mas nada impede que, no
futuro, o projeto se estenda para os ensinos Fundamental e Médio. A iniciativa
é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) com o
Centro Municipal de Apoio à Diversidade Escolar (Cemade).
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