sábado, 29 de fevereiro de 2020

Depois de muitos anos de espera, infraestrutura chega ao Loteamento Renascer

Na manhã deste sábado (29), foram inauguradas a pavimentação, a praça e uma quadra de areia

Quando aconteceu a primeira reunião da atual administração de Campo Bom com os moradores do Loteamento Renascer, lá no início de 2017, muitos moradores não deram importância, muito menos acreditaram na determinação da gestão do prefeito Luciano Orsi em resolver a situação da localidade. E não dava para tirar a razão da comunidade, pois a mais de 15 anos eles se sentiam abandonados, sem regularização dos lotes e sem a mínima infraestrutura.
Com o firme propósito de buscar uma solução para os loteamentos irregulares, vários setores da Administração Municipal foram mobilizados. Logo, a Prefeitura encaminhou para a Câmara de Vereadores um Projeto de Lei regulamentando de que forma seria feita a transferência dos 132 lotes individualizados para os moradores. E, a exemplo do que já havia sido realizado no Loteamento Recanto da Paz, no bairro Mônaco, o Município efetuou a regularização fundiária do Renascer, permitindo que os moradores tivessem seus lotes devidamente escriturados e registrados individualmente em seus nomes, obtendo o título definitivo da propriedade.
Na época da regularização, o prefeito ressaltava o compromisso assumido desde o primeiro dia de sua gestão e anunciava que o dinheiro que seria arrecadado através da cobrança da concessão de uso em relação aos lotes não quitados seria investido no próprio loteamento, em ações como melhorias para promover mais qualidade de vida aos moradores.
Hoje, o sonho de uma década e meia se torna realidade, pois além da regularização dos lotes, os moradores contam com ruas pavimentadas, uma praça de brinquedos e uma quadra de areia com alambrado. Na solenidade da manhã deste sábado (29), foi entregue a pavimentação das ruas e a praça com quadra de areia.
As vias do loteamento, em especial a rua Margarida Cavalheiro da Silva, foram contempladas com obras de saneamento, toda a infraestrutura e pavimentação com bloquetos de cimento. Foram cerca de 11.700 metros de pavimentação com investimento de cerca de um milhão de reais. Já a praça teve um custo de cerca de quatro mil reais, mais a quadra de areia com alambrado, num valor aproximado de 33 mil.
Em seu pronunciamento, na solenidade de entrega das obras, o prefeito ressaltou o esforço de vários setores da Administração, em especial do secretário Eduardo Assmann, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, pelo empenho para a regularização dos lotes; e do secretário Patrick Ruppenthal de Lima, da Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, pela realização das obras. O prefeito também agradeceu à Câmara de Vereadores pela parceria e aprovação da lei que trata dos loteamentos.
O presidente da Câmara, vereador João Paulo Berkembrock, disse da satisfação do Legislativo em cooperar para a concretização de ações e obras como as que estavam sendo entregues nesta manhã. O vereador Tiago de Souza, que é morador do Renascer, também fez uso da palavra destacando a luta dos moradores por melhor qualidade de vida e agradecendo o prefeito pelo desprendimento e sensibilidade diante das dificuldades dos loteamentos. “Somos gratos ao prefeito Luciano, porque veio aqui e disse para nós, que esperávamos a tanto tempo, que buscaria solução para nossa situação e está cumprindo com o prometido”, disse o vereador e morador do Renascer.















sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Criado grupo de estudo para elaborar Projeto de Lei de Liberdade Econômica

Estabelecer normas de proteção à livre iniciativa e ao livre exercício de atividade econômica, desburocratizando a abertura de empresas tendo como presunção a boa-fé dos empreendedores. Esse é o princípio norteador do grupo de estudos multissetorial da Administração Municipal de Campo Bom que, em parceria com a Câmara de Vereadores, está elaborando um Projeto de Lei da Liberdade Econômica. A ideia é se adequar à Lei Federal 13.874/2019, que tem como objetivo desburocratizar o licenciamento de atividades.
Entre as principais mudanças estudadas pelo grupo, está uma que impacta diretamente no licenciamento sanitário, ambiental e fiscal de empresas e profissionais autônomos que atuam em Campo Bom. O principal impacto é que todas as atividades classificadas como de Baixo Risco deverão ser dispensadas do licenciamento sanitário e ambiental obrigatórios e terão licenciamento automático. Já as atividades de Médio Risco poderão abrir o empreendimento e, só depois, solicitar o licenciamento. Apenas as atividades de Alto Risco deverão permanecer com a exigência do licenciamento com fiscalização prévia da Vigilância Sanitária municipal. Entre as empresas de Alto Risco estão, por exemplo, hospitais, consultórios odontológicos, drogarias e indústria de alimentos.
Segundo o prefeito Luciano Orsi, as mudanças devem facilitar a regularização e gerar impacto na quantidade de empresas operando em condição regular na cidade. Também devem gerar melhores resultados na fiscalização sanitária e ambiental, que estará mais concentrada em atividades com maior potencial de risco à saúde e ao meio ambiente. “Este é mais um passo para desburocratizar ainda mais a regularização de atividades comerciais e industriais em nosso município. Da mesma forma, facilitar a abertura e funcionamento de empresas impacta na geração de emprego e renda do município", destaca.
O secretário de Finanças Fernando Trott explica que intenção é simplificar e desburocratizar os procedimentos para o licenciamento de atividades. “Estamos promovendo os ajustes necessários e, em breve, devemos encaminhar para a Câmara de Vereadores o projeto de lei", define Trott. Fazem parte do grupo multissetorial da Administração Municipal as secretarias de Finanças; Indústria, Comércio e Turismo; Meio Ambiente e Saúde, Departamento Jurídico, além de representantes da Câmara de Vereadores.

Ensaios para encenação Paixão de Cristo começam dia 6

A encenação da Paixão de Cristo já é uma tradição em Campo Bom. Está chegando o momento de reunir a comunidade para, novamente, contar a história mais conhecida e milenar de todos os tempos e fazer mais um grande espetáculo. A Paixão de Cristo relembra a história de Jesus e seus últimos dias na terra e celebra sua ressurreição. E como acontece desde a primeira edição, essa história de fé será contada utilizando atores da comunidade.
O espetáculo, promovido pela Prefeitura, acontece no dia 10 de abril, sexta-feira, no Complexo Cultural CEI. Quem quiser participar da encenação pode entrar em contato com o grupo de atores, pelo telefone (51) 99846-3058. Os ensaios terão início na próxima sexta-feira (6), no Centro Pastoral da Paróquia Santa Teresinha, às 18h30. Não há limite de idade e não é necessário ter experiência. Quem quiser poderá comparecer diretamente no local do ensaio na data e hora marcada.

Pavimentação e praça no Loteamento Renascer serão inauguradas neste sábado

A comunidade do Loteamento Renascer, em Campo Bom, está recebendo melhorias importantes. Neste sábado (29), às 10 horas, serão inauguradas as obras de pavimentação da sua principal via, a rua Margarida Cavalheiro da Silva, e da praça com quadra de areia.
As vias do loteamento, em especial a Margarida Cavalheiro da Silva, foram contempladas com obras de saneamento, toda a infraestrutura e pavimentação com bloquetos, numa realização do programa Novos Caminhos, do projeto Avança Campo Bom, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação e de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos. Foram cerca de 11.700 metros de pavimentação com investimento de cerca de um milhão de reais.
Já a praça teve um custo de cerca de quatro mil reais, mais a quadra de areia com alambrado, num valor aproximado de 33 mil. A ação foi possível graças ao processo de regularização fundiária do local.
O prefeito Luciano Orsi ressalta o trabalho intenso da Administração Municipal em obras que geram melhorias diretas na qualidade de vida da população. “A pavimentação e as demais melhorias no Renascer representam muito, sobretudo para o bem-estar dos moradores”, diz o prefeito.


Prefeitura de Campo Bom emite Nota de Esclarecimento sobre notícia falsa

A Prefeitura de Campo Bom emitiu Nota de Esclarecimento nesta sexta-feira (28), contestando uma postagem veiculada esta semana em uma página do Facebook. A nota diz o seguintes:

“Nos dias 27 e 28/02/2020, foram publicadas em uma página no Facebook, atribuída a “CAMPO BOM OFICIAL”, notícias falsas, “fakenews” sob o título “Descaso com o dinheiro Público”. A página induz que várias vacinas foram “perdidas”.
As falsas notícias, ainda, vinculam imagem que não se trata de nenhum ambiente da Prefeitura ou sala de vacinação do Município e áudio adulterado em programa de computador que não se refere a funcionário da Prefeitura, ou seja, visando tão somente a indução em erro da comunidade e leitores da página. Cumpre esclarecer que:
1º As vacinas são armazenadas na Rede de Frio, que é uma sala específica onde ficam acondicionadas as vacinas sob constante refrigeração, e não em um “depósito” com dito na fakenews.
2º A Rede de Frio tem acesso restrito, onde somente pessoas capacitadas para manipular vacinas podem ter acesso.
3º A foto vinculada NÃO é da Rede de Frio de Campo Bom.
4º Os funcionários da Rede de Frio, portanto, do Programa de Imunizações, são todos concursados e não cargo de confiança.
5º Não houve NENHUMA PERDA DE VACINA!!!!
Por tanto: A prefeitura de Campo Bom, repudia toda e qualquer nota ou comentário em redes sociais com fatos improcedentes, inverídicos e com intenção de denegrir o serviço público ou ofender a quem quer que seja e já tomou as medidas legais cabíveis em relação a esse caso.
Informamos que o cidadão que deseja se manifestar com denúncias ou críticas, que dispomos de um departamento de ouvidoria com acesso pelo site www.campobom.rs.gov.br - (ouvidoria@campobom.rs.gov.br ); e também há o programa Prefeito Contigo, onde qualquer cidadão pode conversar diretamente com o gestor municipal, sempre às quintas-feiras, das 16h às 18h30 no saguão da prefeitura.
A Administração Municipal sempre estará disposta a ouvir e responder críticas e atender a sugestões ou reclames, desde que através de seus canais oficiais.

Respeitosamente,
Secretaria Municipal de Saúde
Departamento de Comunicação e Inovação
Prefeitura Municipal de Campo Bom – RS”

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Futebol do Acolher recebe homenagem da SMEC

No início da noite desta quarta-feira (26), a Administração Municipal, através da SMEC – Secretaria de Educação e Cultura, prestou homenagem aos alunos integrantes do Programa Acolher das categorias de futebol Sub-10 (nascidos em 2009) e Sub-11 (2008).
Desenvolvido pela SMEC, o Programa Acolher tem feito um importante trabalho com alunos da rede municipal de educação, no contraturno escolar. E neste início de 2020, equipes de futebol do Acolher participaram de duas importantes competições que envolvem clubes importantes de todo o País: a Copa Cidade Verde, em Três Coroas, e a Copa Pequeno Gigante, em Campo Bom. E fizeram bonito, conquistando dois 3º lugares, nas categorias Sub-10 e Sub-11 da Pequeno Gigante.
Ainda este ano, o futebol do Acolher, coordenado por Marquinhos Porciuncula, juntamente com os professores Maiquel Anderson Gross e Sydmar Gouvea, deve participar dos campeonatos da Encosta da Serra (Lifesa) e Gauchinho (Sulicampe).
Além do futebol, o Acolher engloba turmas de futsal, basquetebol, judô e xadrez. A iniciativa promove atividades de contraturno escolar que visam aperfeiçoar as habilidades dos estudantes, explorando seus potenciais cognitivos, esportivos e criativos, fortalecendo valores e atitudes.

Municipal de Futsal Série Ouro inicia na terça-feira

Inicia na próxima terça-feira, 3 de março, a principal competição do calendário esportivo do futsal campo-bonense. O Campeonato Municipal de Futsal Série Ouro, organizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, terá o mesmo formato de 2019, com dez equipes jogando entre si em grupo único. Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke, sempre a partir das 19h30.
Participam da competição as equipes Amigos da Bola, Atlético, Farrapos, Jamaica, Milan, Olympique, Oxi/Vida Nova, Pumas, Tchucos e Treze. As oito primeiras colocadas avançam à segunda fase e as duas últimas serão rebaixadas para a Série Prata em 2021.
Na segunda fase as equipes se enfrentam em jogos eliminatórios: o primeiro colocado na fase classificatória enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo, o terceiro contra o sexto e o quarto enfrenta o quinto colocado. Os vencedores avançam às semifinais e caso alguma partida termine empatada haverá prorrogação de cinco minutos, persistindo o empate a vaga será da equipe melhor classificada na primeira fase.
Confira os jogos da primeira fase:

Jogo
Primeira fase

Terça-feira – 03/03 – 19h30
1
Treze
x
Tchucos
2
Farrapos
x
Pumas
3
Atlético
x
Amigos da Bola

Sexta-feira – 06/03 – 19h30
4
Jamaica
x
Olympique
5
Milan
x
Oxi/Vida Nova
6
Amigos da Bola
x
Tchucos

Terça-feira – 10/03 – 19h30
7
Atlético
x
Farrapos
8
Pumas
x
Jamaica
9
Oxi/Vida Nova
x
Treze

Sexta-feira – 13/03 – 19h30
10
Amigos da Bola
x
Milan
11
Tchucos
x
Pumas
12
Olympique
x
Farrapos

Terça-feira – 17/03 – 19h30
13
Olympique
x
Atlético
14
Pumas
x
Milan
15
Jamaica
x
Tchucos

Sexta-feira – 20/03 – 19h30
16
Farrapos
x
Jamaica
17
Treze
x
Amigos da Bola
18
Olympique
x
Oxi/Vida Nova

Terça-feira – 24/03 – 19h30
19
Amigos da Bola
x
Pumas
20
Oxi/Vida Nova
x
Farrapos
21
Atlético
x
Tchucos

Sexta-feira – 27/03 – 19h30
22
Milan
x
Atlético
23
Tchucos
x
Olympique
24
Pumas
x
Treze

Terça-feira – 31/03 – 19h30
25
Tchucos
x
Milan
26
Olympique
x
Treze
27
Oxi/Vida Nova
x
Jamaica

Sexta-feira – 03/04 – 19h30
28
Treze
x
Jamaica
29
Atlético
x
Oxi/Vida Nova
30
Farrapos
x
Amigos da Bola

Terça-feira – 07/04 – 19h30
31
Tchucos
x
Oxi/Vida Nova
32
Farrapos
x
Treze
33
Jamaica
x
Milan

Terça-feira – 14/04 – 19h30
34
Oxi/Vida Nova
x
Amigos da Bola
35
Milan
x
Olympique
36
Pumas
x
Atlético

Sexta-feira – 17/04 – 19h30
37
Farrapos
x
Tchucos
38
Jamaica
x
Amigos da Bola
39
Olympique
x
Pumas

Quarta-feira – 22/04 – 19h30
40
Pumas
x
Oxi/Vida Nova
41
Atlético
x
Jamaica
42
Treze
x
Milan

Terça-feira – 14/04 – 19h30
43
Olympique
x
Amigos da Bola
44
Treze
x
Atlético
45
Milan
x
Farrapos

CTG Palanques da Tradição recebe homenagem da Câmara de Vereadores

Tradicionalistas acompanharam a sessão que contou com momentos de emoção

A noite de quarta-feira, 26 de fevereiro, ficará marcada na história do CTG Palanques da Tradição. A entidade que comemora 38 anos em 2020 foi homenageada na sessão da Câmara de Vereadores, por sugestão da vereadora Sandra Orth (PSDB).
Com uma plateia repleta de membros da entidade, os vereadores reverenciaram a história do CTG Palanques da Tradição sediado no bairro Rio Branco e com grande atuação junto a comunidade de Campo Bom e no meio tradicionalista. “Por toda a história, o Legislativo não poderia deixar de homenagear essa entidade com 38 anos de história”, enfatizou Sandra. “É o reconhecimento e a nossa gratidão a todos os integrantes de hoje e pelos que já passaram pelo Palanques e construíram essa história”, completou a vereadora.
O pronunciamento em nome da entidade foi realizado pelo atual patrão, André Cioccari, que falou sobre o legado já produzido pelo CTG Palanques da Tradição e também sobre a importância da entidade ser reverenciada pela Câmara de Vereadores. “São 38 anos de história, muita coisa já aconteceu e a nossa entidade continua firme e forte com todos os seus departamentos em atividade”, lembrou o patrão. “Agradecemos aos vereadores por essa honrosa homenagem e também por todo apoio que recebemos ao longo do tempo”, finalizou André.
Em dois momentos culturais na sessão, o trabalho do CTG foi exaltado com a apresentação da intérprete vocal Siéle Caroline Monteiro Prado e da apresentação de dança da invernada mirim que arrancaram aplausos de vereadores e assistência. 

Saiba Mais 

Fundado em 1982, o CTG Palanques da Tradição tem suas atividades voltadas para a cultura e tradição do Rio Grande do Sul. É considerada perante o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) uma entidade plena, ou seja, constituída por todos os departamentos: Artístico, Cultural, Campeiro e Esportivo. Sediada na rua Tapajós, 612, no bairro Rio Branco, tem como patrão André Cioccari.




Prefeitura de Campo Bom distribuiu kits escolares

A Prefeitura de Campo Bom, por meio das secretarias de Educação e Cultura e de Desenvolvimento Social e Habitação, iniciou na sexta-feira (21) a distribuição de 500 kits escolares completos, para alunos da rede municipal de ensino, incluindo o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais).
Os kits de materiais escolares, compostos por caneta hidrográfica, cola, lápis de cor, régua, cadernos, borracha, apontador, caneta esferográfica, lápis preto e folhas A4, foram distribuídos nas escolas e no CRAS Centro. Esse material está beneficiando estudantes como Thiego Rodrigo da Silva Ferreira, de 7 anos, que retirou empolgado o seu material escolar para cursar o segundo ano na Escola Edmundo Strassburger, bairro Aurora.
O prefeito Luciano Orsi afirma que a entrega do material estimula a autoestima dos alunos. “Com a entrega desses materiais ajudamos as famílias com os gastos do começo de ano. Esse é um material de ótima qualidade e foi adquirido com muito carinho para auxiliar esses jovens no desenvolvimento dos estudos”, destaca o chefe do executivo.
Esse é mais um importante investimento feito pelo município para garantir que todos os alunos da rede, cadastrados no programa bolsa família e no CRAS, recebam o Kit de forma gratuita. Os alunos do projeto Despertar também receberão os Kits de material escolar.

Curso de Aperfeiçoamento em medidas de Controle e Prevenção ao Aedes Aegypti

A Prefeitura de Campo Bom, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceira com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), promoverá o Curso de Aperfeiçoamento em medidas de Controle e Prevenção ao Aedes Aegypti. O evento, direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), ocorre nos dias 4 e 5 de março, na Câmara de Vereadores.

Programação 
04/03/2020
08h às 08h30 – Recepção.
08h30 - Abertura Oficial Apresentação Vig. Ambiental. 
09h - Animais Peçonhentos: Controle e cuidados para evitar acidentes. 
12h – Intervalo. 
13h30 – Apresentação Teatro PSE. 
14h – Situação Estadual e Municipal da Dengue/Zika/Chikungunya. 
15h – Atualização das novas diretrizes do PNCD. 
17h – Encerramento. 
05/03/2020 
08h às 17h – Prática.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Estendida a exposição Campo Bom: Um Panorama Histórico

A exposição "Campo Bom: Um Panorama Histórico", organizada pela Associação Pró-Memória do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Campo Bom, vai ter seu período de visitação estendido até dia 27 de março. A exposição, que segue na galeria de arte do Espaço Cultural Dr. Liberato, aborda o panorama histórico do patrimônio arquitetônico da cidade entre os anos de 1900 e 2010, através de uma seleção de fotos e também de catálogos resguardados pela Associação. O horário de visitação da exposição, que é gratuita e aberta ao público campo-bonense e visitantes, acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, e no sábado das 9h às 12h30.
As visitas guiadas para grupos escolares e interessados podem ser agendadas pelo e-mail espacocultural@campobom.rs.gov.br ou pelo telefone 051 3597-4547.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Domingo tem Circuito de Verão SESC em Campo Bom

No domingo, 1º de março, a partir das 8h30, nas canchas do Parque do Trabalhador, em Campo Bom, tem Circuito de Verão SESC de Esportes. Serão disputadas duas modalidades: Vôlei de Areia e Handebol de Areia, Masculino e Feminino. A realização é do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com a Prefeitura de Campo Bom, através da SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Prefeitura e Câmara voltam ao expediente normal nesta quarta

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Bom voltam a ter expediente normal nesta quarta-feira (26), das 12h30 às 18h30. Por ser a última quarta-feira do mês, a Câmara terá sessão ordinária, a partir das 18h30, com homenagem ao CTG Palanques da Tradição.

Águia de Ouro é campeã do Carnaval de São Paulo

Mostrando o lado bom e ruim da sabedoria, da invenção da roda à bomba atômica, a Escola Águia de Ouro foi a grande Campeã o Carnaval de São Paulo. A escola mostrou na Avenida a evolução do conhecimento humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs.
A Águia de Ouro somou 269,9 pontos, contra 269,8 da Mancha Verde, a segunda colocada.  X-9 Paulistana e Pérola Negra, com 268,4 e 267,6, respectivamente, foram as rebaixadas no Carnaval 2020 de São Paulo.
Foto: Marcelo Brandt/G1

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Carnaval deve movimentar R$ 8 bi na economia do Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Um dos principais feriados prolongados do ano deve representar uma injeção de recursos na economia. Com pelo menos 36 milhões de brasileiros aproveitando a festa, o carnaval deve movimentar R$ 8 bilhões neste ano. Responsável pela estimativa de faturamento, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) calcula que, em termos de receita, esse será o melhor carnaval desde 2015. A entidade estima a contratação de 25,4 mil trabalhadores temporários em todo o país, alta de 2,8% em relação ao carnaval do ano passado. 
Embora boa parte do comércio feche no feriado, os efeitos serão compensados pelo turismo. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), a ocupação média ultrapassará 60% em todo o país, mas diversos destinos terão lotação praticamente cheia. O índice de reservas confirmadas chega a 95% em Pernambuco e em Salvador (com picos de 100% na capital baiana); 90% no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro; 80% no Ceará, em Alagoas e na Paraíba; e 80% em Minas Gerais. A maioria das capitais, segundo a associação, registra crescimento em relação ao ano passado. 

Folia

Além da movimentação dos turistas, os foliões locais aquecerão a festa. Segundo levantamento do Ministério do Turismo, 36 milhões de brasileiros aproveitarão os dias de folia nos seis principais destinos carnavalescos do país e no Distrito Federal, entre viajantes e moradores. 
No Rio de Janeiro, o carnaval deve reunir 7 milhões de foliões nos blocos e nos desfiles das escolas de samba. Desse total, 1,9 milhão virão de outros estados e de outros países. Em Pernambuco, a expectativa é que 3,7 milhões curtam o carnaval nas famosas ladeiras de Olinda e 1,6 milhão na capital, Recife. 
Em Minas Gerais, 5 milhões de pessoas devem aproveitar os dias de festa em Belo Horizonte, caso o impasse para a circulação de trios elétricos seja resolvido. O carnaval de Salvador deve reunir 3 milhões de foliões, dos quais 854 mil turistas. No Distrito Federal, 1,2 milhão de pessoas devem aproveitar a festa. 

Descanso 

Quem prefere distância da folia também movimenta a economia no carnaval. Segundo pesquisa do portal Booking.com, especializado em reservas de hospedagem online, mais brasileiros vão aproveitar o feriado para relaxar do que para festejar. De acordo com a plataforma, 49% dos brasileiros pretendem viajar durante o carnaval neste ano. Desse total, 23% vão cair na folia e 26% pretendem descansar. 
Os números da Abih confirmam a preferência pela tranquilidade. No Mato Grosso do Sul, a ocupação está em 95% nas regiões do Pantanal e no município de Bonito (MS) e 75% em Corumbá. No Pará, os municípios próximos a Belém registram procura em torno de 90%. No Sul, a taxa de ocupação deve chegar a 75% em Florianópolis (85% nos hotéis da região de praias) e a 85% em Foz do Iguaçu (PR) e no litoral paranaense. 
Destino turístico tradicional em todas as épocas do ano, a Serra Gaúcha também registrará movimentação alta no carnaval. Na Região das Hortênsias, que abrange Gramado e Canela, a ocupação deve chegar aos 100%. Na Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves e arredores, a taxa esperada está em 70%. 
(Agência Brasil)

Campo Bom recebe a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Bicicross

Inicia no fim de semana, dias 29 de fevereiro e 1º de março, o Campeonato Gaúcho Freeday de BMX 2020, com etapa na pista de bicicross Bertoldo Oscar Dreyer, no Parcão de Campo Bom. A Liga Campo-bonense de Bicicross sediará o evento que terá treinos no sábado tarde e etapas qualificatórias no domingo pela manhã. No domingo à tarde o gate cai para as finais da etapa que contará com a participação de mais de 150 pilotos de todo o Estado.
O presidente da Liga Campo-bonense de Bicicross, Marcelo Dreyer, diz que a expectativa é de que a equipe local siga revelando talentos: "A expectativa é de muito sucesso e conquistas para os pilotos e para Campo Bom, neste ano. Iniciamos em uma condição muito favorável em relação a pista utilizada pelos pilotos. Não tenho dúvida do sucesso e um dos pontos mais forte da Liga é poder ser representada com 11 pilotos no mundial de BMX, em Houston, no Texas. Um foco grande desses traz excelência e determinação a todos nos treinos, mesmo para aqueles que não irão participar do Mundial. Sem dúvida isso impulsiona a equipe toda para outros grandes eventos como os campeonatos Gaúcho e Brasileiro." destacou Marcelo Dreyer.
O secretário de Esporte e Lazer de Campo Bom, João Carlos e Silva, destaca a organização e o trabalho desenvolvido: "O envolvimento da comunidade é a chave do sucesso e a Liga Campo-bonense é um grande exemplo. Pilotos, pais, amigos, familiares trabalham para formar atletas, manter a equipe em condições de competir em nível nacional e até mundial colocando um atleta entre os melhores do mundo", diz JC.
O Campeonato Gaúcho Freeday de BMX é organizado pela Federação Gaúcha de Ciclismo e a etapa Campo Bom tem apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

Última semana para quitar o IPVA com desconto de até 21,6%

Para garantir descontos de até 21,6% na quitação integral do IPVA 2020 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), os proprietários de veículos devem realizar o pagamento até a próxima sexta-feira (28). Quem optar pelo pagamento antecipado terá redução de 2% no valor do tributo, além dos descontos do Bom Motorista (até 15%) e Bom Cidadão (até 5%). Também é a última semana para os contribuintes que parcelaram o IPVA quitarem a segunda parcela. O pagamento deve ser feito até 28 de fevereiro. 
Para consultar os valores a serem pagos, assim como multas e pendências, os contribuintes podem acessar o site sobre o imposto ou buscar as informações no aplicativo para dispositivos móveis – IPVA RS –, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play. 
O pagamento do IPVA 2020 deve ser realizado diretamente nos sistemas online ou presencialmente nos bancos credenciados: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) e Agências Lotéricas da Caixa. Basta apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou informar a placa ou o Renavam do veículo. Juntamente com o IPVA é possível pagar o seguro obrigatório (DPVAT), taxa de licenciamento e multas de trânsito. 

Descontos 

Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumulados e são válidos para pagamento de IPVA antecipado, parcelado ou conforme o calendário de vencimento por placas no mês de abril. 
Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de Bom Motorista de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. 
O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, desconto de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas. 

Dúvidas 

Para IPVA de exercícios anteriores (inscritos em Dívida Ativa) os pagamentos devem ser realizados no Banrisul, Banco do Brasil (somente para correntistas) e Banco Sicredi. 
Para questões referentes a cadastros de veículos, licenciamentos e multas de trânsito, o contato deve ser feito diretamente com o DetranRS e CRVA’s. Outras eventuais dúvidas podem ser esclarecidas por meio do canal Plantão Fiscal Virtual, ferramenta disponível no site da Receita Estadual. 
Fonte: Ascom Sefaz

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Prefeitura e Câmara sem expediente na segunda e terça-feira

A Prefeitura e a Câmara de Vereadores de Campo Bom, em função do Carnaval, não terão expediente externo, nem interno, na segunda e terça-feira (24 e 25). As atividades voltam na quarta-feira, 26, das 12h30 às 18h30. A compensação de horas aconteceu nos dias 5, 6, 12 e 13 de fevereiro. 

Confira o expediente nos prédios municipais na segunda e terça-feira: 

Pronto Atendimento 24 Horas: funcionará normalmente, atendendo preferencialmente casos de urgência. 
Unidades Básicas de Saúde: não terão expediente. 
Centro Administrativo: não terá expediente. 
Departamento de Trânsito: expediente normal. 
Recolhimento de lixo doméstico: funciona normalmente. 
Transporte Social: Não ocorre na segunda e terça-feira. 
Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Trânsito: não terá expediente. 
Fiscalização: não terá expediente. 
Estação Saúde: não terá expediente. 
CAPS: não terá expediente. 
Centro Materno Infantil: não terá expediente. 
Biblioteca: não terá expediente na segunda e terça-feira. 
Cinema: funciona normalmente.

Calendário esportivo de Campo Bom oferece mais de 70 eventos no ano

As atividades esportivas em Campo Bom serão intensas em 2020. O Calendário Esportivo da SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer prevê mais de 70 eventos ao longo do ano. Serão atividades de 37 modalidades diferentes, destacando sempre os grandes eventos que trazem visitantes para a cidade como a Copa Pequeno Gigante de futebol, a Copa Mercosul, o Campeonato Brasileiro e Sulamericano de patinação.
Também constam no calendário os eventos organizados tradicionalmente pela SMEL como os cinco campeonatos de futebol e o oito de futsal que acontecem ao longo do ano movimentando os campos do município e fazendo do Ginásio de Esportes Karl Heinz Kopittke um dos locais mais visitados pelos esportistas.
O ginásio também recebe as competições de vôlei, como o Aberto de Vôlei, competição referência na região metropolitana e o Campeonato Municipal, que vem crescendo em qualidade e ajudando a revelar novos talentos na modalidade. Novidades de 2019 como o Parkour, Drift-Trike, Futevôlei e os Jogos Eletrônicos seguirão tendo eventos, confirmando a tradição campo-bonense de ter pioneirismo nas novas modalidades.
Segundo a coordenação da secretaria de Esporte e Lazer, a variedade de modalidades e a quantidade de eventos do calendário, valorizam e confirmam a cultura de acreditar no esporte como ferramenta de prevenção e apoio na saúde, na educação, como fomento econômico e em outros setores.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Viagem Segura de carnaval começa nesta sexta e segue até a quarta-feira de cinzas

Entre a zero hora desta sexta-feira (21) e a meia-noite da quarta-feira de cinzas (26), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil estarão mobilizados para a 114ª Viagem Segura – edição de Carnaval.
A ação conjunta tem como principal objetivo preservar vidas. A fiscalização ocorre em ruas e rodovias do Estado e com a atuação da Escola Pública de Trânsito, que trabalha para conscientizar as pessoas quanto à responsabilidade de todos para um trânsito mais humano, propagando o conceito do movimento empatia.
A diretora institucional do DetranRS, Diza Gonzaga, afirma que o objetivo da Viagem Segura não é impedir que as pessoas se divirtam, mas sim que se divirtam com responsabilidade, para voltar em segurança para casa e só ter boas lembranças. “Não deixe a diversão acabar em cinzas. Neste carnaval, o enterro dos ossos deve ser apenas uma metáfora para o final da folia. Afinal, ano que vem tem mais.” 

Balada Segura 

Com foco no combate à alcoolemia ao volante, a Balada Segura estará atuando tanto nos municípios conveniados ao programa como no Litoral Norte, Sul e Costa Doce. Fiscalizar também é uma forma de educar e contribui para a sensibilização dos condutores de que misturar álcool e direção não só é uma conduta infracional, mas potencializa o risco para os acidentes no trânsito. 

Ações da Escola Pública de Trânsito no Litoral 

Tendo como norte a redução de acidentes por meio da educação, uma equipe da Escola Pública de Trânsito vai estar entre os dias 20 e 25 de fevereiro no Litoral Norte, para lembrar a importância de se preservar a vida.
Voltadas para os mais diversos públicos, vão ser realizadas atividades lúdicas na beira da praia com crianças e também famílias. Também haverá ações com bloquinhos de carnaval e em bares, com demonstrações do bafômetro, sempre reforçando a importância da empatia no trânsito. 

Acidentes 

Segundo levantamento realizado pelo DetranRS entre 2007 e 2019, nos 15 feriados ou datas festivas em que é realizada a Viagem Segura, a média apontada é de 6,33 mortes por dia. No período de carnaval, a média é um pouco mais baixa: 5,47 mortes/dia. Foram 427 vidas perdidas, o que representa dizer que uma pessoa perde a vida a cada quatro horas e 23 minutos nos seis dias de feriadão de carnaval dos últimos 13 anos. 
Em 2019, foram 33 vítimas nos seis dias, considerando as que vêm a óbito até 30 dias pós-acidente. Avaliando a média geral da acidentalidade no período de Carnaval, a análise aponta que quase 59% das vítimas fatais foram de acidentes que ocorreram nas rodovias, contra 41% nas vias municipais. 

Sobre a Viagem Segura 

Com oito anos de atuação no RS, a Viagem Segura tem como principais parceiros (PRF), BM, CRBM, DetranRS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos de trânsito municipais (EPTC na capital), Antt, Dnit, Cetran-RS, Daer, EGR, Famurs, CCR-Via Sul, além de representantes da sociedade. 
As suas 113 edições anteriores – entre 2011 e 2019 – somam mais de 5,9 milhões de veículos fiscalizados, o que corresponde a 84% da frota do RS, de 6.977.604. 

Texto: Ascom DetranRS

Casa do Artesão valorização da arte local

Criada o objetivo de valorizar o trabalho artesanal produzido em Campo Bom, a Casa do Artesão possui um espaço de comercialização destes materiais, possibilitando ainda que os visitantes conheçam um pouco mais do trabalho das associações locais de artesãos, além de oferecer cursos diversos para os profissionais da área.
O prefeito Luciano Orsi ressalta que, na Casa do Artesão, é possível encontrar diversos produtos, confeccionados com variadas técnicas e materiais, sendo uma ótima opção para aquisição de artigos para casa, decoração, vestuário, presentes e lembranças.
"A Casa do Artesão é um espaço que tem como objetivo apoiar e valorizar o artesão de Campo Bom, oferecendo um lugar podem expor seus trabalhos, além de aprimorar suas técnicas, qualificando ainda mais seus produtos e aperfeiçoando a criatividade", define o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Henrique Scholz.
O coordenador da Casa do Artesão, Flávio Luís de Andrade, destaca que uma das principais funções do espaço é o de promover o contato direto entre produtor e comprador, o que dá mais visibilidade e melhora a renda dos artesãos. "É importante valorizarmos e favorecermos nossos artesãos e todo trabalho de qualidade produzido por eles".
Saiba mais - A Casa do Artesão fica localizada na esquina da Avenida Adriano Dias com a Rua Ernesto Dorneles, nº31, bairro Centro, no local onde ficava a antiga Estação Rodoviária. Seu horário se dá de segunda a quinta, das 12h30min às 18h30min e nas sextas das 7h30min às 17h30min. O horário especial em sextas-feiras tem por objetivo dar maior espaço para que se tenha maior consumo de produtos artesanais.
A Casa conta com produtos de duas Associações de Artesanato do município, e ainda abriga a troca de notas fiscais do programa Comprar Aqui é Bom Demais.

Cursos para estudantes e comunidade na Escola de Arte-Educação do CEI

A Escola de Arte-Educação (EAE), do Complexo Cultural CEI, está oferecendo mais de 20 cursos aos alunos das três redes de ensino (municipal, estadual e particular) no contraturno escolar e também para a comunidade. Mantida pela Administração Municipal e coordenada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Escola de Arte-Educação é uma escola que atende alunos e moradores de Campo Bom.
Os cursos ocorrerão nas dependências do Complexo Cultual CEI, na Av. do Estados, 1080, 2º piso, a partir do dia 9 de março. 

Matrículas 

Para os alunos que concluíram o ano letivo de 2019 na EAE, as matrículas podem ser feitas na Escola de Arte-Educação nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, das 8 às 11 horas e das 15 às 20 horas, e no dia 29 de fevereiro das 8 às 11 horas. Documentação necessária: Atestado de matrícula da escola regular, xerox do comprovante de residência.
Para os alunos novos, a partir de cinco anos de idade, estudantes das três redes de ensino e moradores de Campo Bom, as matrículas podem ser feitas na Escola de Arte-Educação no dia 29 de fevereiro das 8h às 11h e nos dias 2, 3 e 4 de março, das 8h às 11h e das 15h às 20h. Documentação necessária: Atestado de frequência escolar, xerox do comprovante de residência, xerox da certidão de nascimento ou identidade original e cópia e 1 foto 3x4 recente.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3597-0462 ou 985172213. 

Confira os cursos oferecidos:
Abc das Artes 
Arte Artesanato 
Ballet 
Bateria 
Coral Infanto Juvenil 
Dança Aérea 
Dança Urbanas 
Danças Estilo Livre 
Desenho 
Flauta Doce 
Flauta Transversal 
Ginástica Artística 
Grafite 
Música em Movimento 
Percussão 
Psicomotricidade Relacional 
Teatro 
Teclado 
Trombone 
Trompete 
Ukulelê 
Violão 
Violino 

E novos cursos ainda em estudo 
Projetos abertos à comunidade: Teatro, Coral Vozes da Cidade, Grupo de Violas e Violão