segunda-feira, 23 de março de 2015

A cura do cego de nascença

"Em ti, Senhor, busco refúgio: não seja eu jamais confundido; livra-me em tua retidão." (Sl 31:1)
O trecho do Evangelho de São João (9:1-17) recomendado para esta segunda-feira, narra o encontro de Jesus com o cego de nascença, em Jerusalém. É um texto curto, mas que pode render boas reflexões. Uma delas: por que Jesus fez o cego ir até o tanque de Siloé? Jesus poderia simplesmente dizer ao cego: “Veja!” e ele passaria a enxergar. Ocorre que precisamos agir para que os milagres aconteçam em nossas vidas. As coisas não acontecem com em passes de mágica. Aliás, Jesus não era, e não é, mágico. A mágica é ilusionismo, truque. Jesus cura, não ilude, como muita gente, dentro e fora das igrejas, anda fazendo por aí.
E muitas vezes, quando o milagre não acontece, não é (somente) porque a pessoa não tem fé. Pode ser, como diz no próprio trecho do evangelho de hoje, “para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”.
As demais leituras bíblicas recomendadas para esta segunda-feira (23) são as seguintes:
Salmo 31
Jeremias 24:1-10
Romanos 9:19-33
Para orar:
"Onipotente e Eterno Deus, de tal modo amaste o mundo, que enviaste teu Filho, nosso Salvador Jesus Cristo, para tomar sobre si a nossa carne e sofrer morte na cruz, dando ao gênero humano exemplo de sua profunda humildade; concede, em tua misericórdia, que imitemos a sua paciência no sofrimento e possamos participar também de sua ressurreição; mediante o mesmo Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém. " ( LOC )

Nenhum comentário: