sábado, 31 de agosto de 2013

Solidariedade no pós enchente


O sábado, 31 de agosto de 2013, amanheceu nublado em Campo Bom, com previsão de mais chuva para boa parte do Estado do Rio Grande do Sul. Muitas famílias atingidas pela enchente, somente hoje conseguiram chegar em suas casas, pois ainda há locais com muita água. São pessoas que tiveram de sair às pressas, na segunda e terça-feira, muitas deixaram quase tudo o que tinham dentro de casa.
O cenário do pós enchente, em Campo Bom e Canudos, é deprimente. Movimentação intensa de pessoas pelas ruas enlameadas; montes de móveis encharcados e retorcidos pela umidade, sofás, TV, lastros de camas e mais uma infinidade de utensílios domésticos amontoados em frente às casas. Diante dessas imagens e com as narinas impregnadas com o mau cheiro causado pelos detritos trazidos pelas águas, era difícil imaginar ou tentar estabelecer o quanto estavam sofrendo aquelas pessoas.
Junto com o pessoal do Sindicato dos Sapateiros de Campo Bom, naqueles dias em que a água do Rio dos Sinos subia, estive várias vezes nos locais atingidos pela enchente, fotografando e observando a gravidade da situação. Os moradores mais antigos contam que desde 1965 não acontecia uma enchente tão grande.
A hora é de solidariedade, muitos perderam tudo ou quase tudo do pouco que tinham. Muitos precisam, também, incentivo moral para reencontrar forças para seguir lutando. Se você ficou chocado com o que viu nos noticiários dos últimos dias, colabore doando uma vassoura, um produto de limpeza, ou quem sabe uma cesta básica. E ainda que você não tenha recursos ajuda material, pode colaborar com um gesto de carinho com um colega de trabalho ou conhecido que esteja passando por essa situação indesejada e inesperada.
















Nenhum comentário: