domingo, 22 de setembro de 2013

Para combater a ansiedade



Os mais antigos, aqueles que trabalharam ou viveram na roça ou no campo, ainda devem lembrar que as coisas não aconteciam do dia para a noite. Não adiantava ficar ansioso. Uma ninhada de pintos, por exemplo, levava (e ainda leva) 21 dias para descascar. Quando tínhamos um familiar doente, que não morasse próximo de nós, às vezes ficávamos meses sem notícias dele. Antigamente esperávamos o tempo certo para cada coisa; hoje tudo acontece numa velocidade estonteante e vivemos ansiosos com as coisas deste mundo.

Estamos no final do mês de setembro e muitos de nós já contou nos dedos: 22 de outubro, 22 de novembro, 22 de dezembro. Apenas 90 dias nos separam do Natal. E aí, o que pensamos? Será que pensamos que temos que orar por nossos filhos, por nossos irmãos, por nossos pais, por nosso companheiro, por nossa companheira? Normalmente não é isso que nos vem à mente. Pensamos que é preciso apressar o passo para não deixar para a última hora a compra dos presentes que queremos dar a eles.

Ai vem a ansiedade pelas coisas terrenas. São os presentes, o dinheiro que, via de regra, é pouco para tudo que gostaríamos de comprar. Muitos de nós viverá os próximos três meses angustiado, mais angustiado, por que não terá como resolver todas essas questões relacionadas às compras natalinas. E assim, certamente, no dia 23 de dezembro, um sábado, alguns ainda estarão batendo cabeça a procura de presentes.

Não tenha dúvidas, essa pessoa, ainda que encontre, na última hora, o presente procurado, chegará à noite de 24 de dezembro muito estressada, sem condições de participar da grande festa de aniversário de Jesus. Poderá ter comprado presentes e lembrancinhas para todos os familiares e amigos, mas muito provavelmente nem terá lembrado que naquele dia a festa é para Jesus.

Na segunda leitura bíblica indicada para este domingo, São Paulo orienta Timóteo: "Antes de tudo, recomendo que façam pedidos, orações, súplicas e ações de graça em favor de todos os homens, (inclusive) pelos reis e por todos os que têm autoridade, a fim de que levemos uma vida calma e serena, com toda a piedade e dignidade. Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador."

Ouçamos, nós também, a recomendação de São Paulo e oremos para que tenhamos a verdadeira compreensão do sentido da vida e do Natal, que não caiamos nas tentações mundanas e que possamos contribuir para que as pessoas que nos rodeiam também se voltem para Deus. E como diz a Coleta do Dia recomendada para este 18º Domingo depois de Pentecostes, "que não andemos ansiosos quanto às coisas terrenas, que são passageiras, mas que amemos as celestiais que permanecem para sempre."

Aliás, a Coleta do Dia, transcrita na página 132 do Livro de Oração Comum (Próprio 20), pode servir para nossas preces diárias como um santo remédio contra a ansiedade. Que Deus nos abençoe e nos faça compreender melhor a sua vontade. Amém.

As leituras bíblicas recomendadas para este 18º Domingo depois de Pentecostes são as seguintes:
Amos 8:4-7 (9-12)
Salmo 138
I Timóteo 2:1-8
São Lucas 16: 1-13

Nenhum comentário: