sábado, 26 de março de 2011

Aniversário de Lindolfo Collor

Nesta sexta-feira, o Jornal O Diário circula com Caderno Especial contando um pouco da história construída ao logo dos 19 anos de emancipação de Lindolfo Collor. O município se destaca principalmente na atividade calçadista e de tapetes em couro, mas muitas famílias continuam tirando seu sustento da agricultura. Enquanto os jovens buscam emprego nas fábricas, os mais velhos ainda labutam de sol a sol, na lavoura, tendo como base a produção de hortifrutigranjeiros. Atualmente, cerca de 150 famílias collorenses trabalham na terra. Isso, e muito mais você confere no caderno de 20 páginas elaborado pela jornalista Pricila Heller.

Adolescência
Quando um município completa 18 anos costuma-se dizer que chegou a maior idade. Assim, podemos usar a metáfora e dizer que Lindolfo Collor, aos 19, se mostra hoje como um adolescente, cheio de vida, sonhos e problemas típicos da idade. Dito isso, lembremos que nem tudo é festa neste momento no município. Aliás, nem a festa de aniversário teremos este ano.

Problemas
Como a acne no rosto do adolescente, incomoda autoridades e comunidade em geral, o desentendimento entre Executivo e funcionalismo (com os vereadores no meio), quanto à reposição salarial. Espreme, não espreme. Os servidores reclamam melhores salários, pois estão sem reposição das perdas causadas pela inflação, desde 2009. Por outro lado, a folha de pagamento da Prefeitura beira os 50% da arrecadação, o que inviabiliza, por lei, qualquer reajuste. A solução, apontada por vários vereadores, seria a redução do número de CCs e FGs.

Se mostrando
Quando tem gente estranha na casa, o adolescente se rebela ou, como diriam os antigos, se mostra. Na quarta-feira, com o plenário lotado, todos os vereadores foram à tribuna. E todos, não sei se totalmente convictos, defenderam a reposição salarial. Uns mais acanhados, outros um tanto expansivos.

Quase o mínimo
A linguagem pode ser metafórica, todos têm os seus motivos e direito de defender seus posicionamentos. O que não dá para discutir, nem justificar, é uma professora perdendo seu poder aquisitivo vendo sua remuneração beirando o salário mínimo. Ouvi essa reclamação da presidente da Associação dos Professores, Martina Krug.

Pobre educação
Talvez seja justamente por esse descaso (que não é “privilégio” de Lindolfo Collor) com os professores, que não se precise ir longe para ver como é mal tratada a nossa Língua Portuguesa.

Festas
Com acne ou sem ela, o jovem gosta de festa e mesmo que não ocorra um grande evento para comemorar os 19 anos de Lindolfo, a data não passará em branco. Teatro, entrega dos prêmios do programa Sua Sorte Está em Lindolfo Collor, rústica e passeio ciclístico estão entre as atrações do final de semana.

Programe-se
O CTG Capivarense preparou desfile alusivo a data, sábado, com saída às 8 horas no bairro Boa Vista, segundo pela Av. Capivara em direção a 48 Baixa, chegando por volta das 11h30min na sede do CTG. Também no sábado, às 8 horas, acontece a Rústica de Emancipação, no Centro. E no domingo, com saída no Centrinho até a sede das Brigada Militar, às 9 horas, será realizado o Passeio Ciclístico.

Nenhum comentário: