sábado, 3 de janeiro de 2009

A prefeita interina de Presidente Lucena


Um ano atrás, ou seja, na virada de 2007 para 2008, Denise sequer pensava ser candidata a vereadora, muito menos imaginava a possibilidade de assumir o posto de primeira mandatária de Presidente Lucena. Mas a vida nos reserva surpresas e para a professorinha de vida simples, criada na localidade de Picada Schneider, foi essa: ser prefeita interina do município, sem nunca ter ocupado qualquer cargo eletivo. E, como nunca se assustou com o trabalho, às 7 horas da manhã do dia 2 de janeiro de 2009, lá estava Denise Vogel Staudt despachando no tão cobiçado gabinete do prefeito.  Da janela da sua nova sala, ela pode ver o morro que costumava subir de carroça para trabalhar na roça. Um passado do qual tem orgulho e saudades.
Com o jeito simples e cordial da grande maioria da população de Presidente Lucena, e ainda sem a malícia da grande maioria dos políticos, Denise nos conta um pouco da sua história, pois sua rotina nestes últimos dias está passando por mudanças radicais. O cargo de prefeita interina, ela bem sabe, pode se encerrar hoje ou amanhã, visto que a Justiça Eleitoral, voltando do recesso de final de ano, poderá determinar que Bea e Arlindo Vogel assumam imediatamente (O que para Denise seria motivo de grande alegria.). Caso venha a se confirmar a realização de uma nova eleição para prefeito, então a atual presidente da Câmara de Vereadores permanecerá à frente da Prefeitura por um período não inferior a dois meses.
Filha mais velha do casal Verinha e Arlindo Vogel, Denise não fugiu à regra, cresceu aprendendo as lidas da vida simples da colônia. Dividia o seu tempo entre os livros da escola e os cuidados com a criação, a ordenha do gado, o cabo da enxada. Cursou magistério no IEI, em Ivoti, e logo passou a lecionar na Escola Borges de Medeiros, na sua localidade de origem. E mesmo depois de casada, passando a residir em Nova Vila, continuou trabalhando na escola de Picada Schneider. A paixão pelo esporte (fanática pelo Grêmio, como o pai), levou Denise a cursar Educação Física na Feevale, em Novo Hamburgo.

Prefeita Denise, responda, primeiro, aquela pergunta que todos gostariam de fazer: A senhora algum dia imaginou que viria a ser prefeita?

Realmente eu não esperava que isso acontecesse. Eu aceitei concorrer a vereadora influenciada pelo meu pai que atua na política há muitos anos e pelo trabalho comunitário que desenvolvo em Picada Schneider e mais recentemente também em Nova Vila.

E quando foi que a professora Denise, eleita vereadora, percebeu que poderia ocupar o cargo de prefeita?

No mês de dezembro, diante da situação da eleição majoritária, começamos a nos reunir para discutir a possibilidade de o presidente da Câmara ser o prefeito interino.  Como a gente tinha a maioria dos vereadores, eu fui a escolhida para concorrer a presidência. Mas isso não dava certeza de que eu seria a escolhida. Era preciso esperar a posse e a eleição da mesa da Câmara.

E a senhora, estreando na política, se sente preparada para esse desafio?

Nas últimas semanas de dezembro, eu passei a acompanhar de perto o trabalho do prefeito Beto Stoffel, e me interei do andamento da Administração Municipal. Até porque, no início da gestão, muitos contratos, principalmente na área da Saúde, precisam ser renovados, a responsabilidade é muito grande e eu não gostaria de estar aqui só para assinar papéis sem saber do que se trata. Preciso aprender muito ainda, mas também conto com a experiência do meu pai que conhece muito bem todos os trâmites da Prefeitura e conto com a cooperação dos servidores municipais.

Seu período de mandato será curto, sabe-se que a senhora não elaborou um plano de governo. Mesmo assim, há alguma coisa especial que a cidadã Denise, aproveitando essa oportunidade, pretenda realizar como prefeita?

Sempre existem coisas a serem feitas, mesmo reconhecendo o bom trabalho do prefeito Beto Stoffel. E não precisam ser grandes obras. Acho importante qualquer esforço no sentido de aproximar as escolas das nossas comunidades, o que aliás já vem sendo feito em Presidente Lucena. É muito importante que cada comunidade possa usufruir da estrutura da sua escola, como, por exemplo, a área de lazer.

Fala-se muito em progresso do município. Presidente Lucena é invejável pela sua tranqüilidade, sem poluição, sem problemas urbanos, sem a miséria dos grandes centros. O que falta ao município?

Essa é uma questão interessante. Precisamos nos preocupar com a geração de empregos, mas não seria o caso de criarmos um grande pólo industrial. Tem que prevalecer o bom senso. O progresso poderá trazer conseqüências indesejáveis.

O ex-prefeito Beto Stoffel é carismático e atencioso com toda a comunidade. A professora Denise também sabemos que é. E agora, da prefeita Denise pode-se esperar a mesma coisa?

Com certeza. Muda a rotina, os compromissos e a responsabilidade aumentam, mas eu continuo a mesma Denise que todos conhecem em Presidente Lucena. Eu fico na prefeitura por pouco tempo e quero aproveitar ao máximo para aprender, pois isso vai me ajudar nos quase quatro anos que terei para desempenhar meu mandato de vereadora.

Qual a mensagem final da prefeita para os seus munícipes?

Eu agradeço a comunidade de Presidente Lucena pela confiança e apoio, agradeço também aos meus familiares e desejo que todos nós tenhamos um ano abençoado e cheio de paz.

Nenhum comentário: