terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Quem errou?


O sofrimento humano e as necessidades especiais são assuntos que, às vezes, trazem embaraço aos cristãos. Em um texto que elaborei para a disciplina Teologia e Metodologia Pastoral, no Setek, com base no livro O Problema do Sofrimento, de C. S. Lewis, abordei o tema e disse:
“Se Deus é bom, e todo o religioso convicto tem essa certeza, não podemos atribuir o sofrimento à vontade do Criador. Por outro lado, se existe o mal, e não temos como negá-lo, pode ficar fragilizado o argumento de que Deus é bom e onipotente. Aqui, parece-me que se encaixa bem a tese de Santo Agostinho de que é preciso crer para compreender, pois só acreditando em Deus e na Boa Nova de Jesus Cristo podemos aceitar o sofrimento sem incorrer no tão comum erro de atribuí-lo aos desígnios do Criador.”

O texto do Evangelho (João 9: 1-12, 35-38) recomendado para esta quarta-feira, 4 de janeiro, nos chama a uma reflexão sobre o sofrimento. Leia, também, os Salmos 85, 87 ou 89:1-29; Josué 3: 14-4: 7; e Efésios 5:1-20.

Os textos recomendados você pode acessar em Bíblia Online - Antigo e Novo Testamento

Um comentário:

Juarez Sander disse...

Nando,o julgamento sobre como Deus permite o sofrimento, é baseado na imagem que a sociedade (Igreja dita cristã)incutiu na nossa cabeça.Não acredito sinceramente neste Deus, eu não sei como defini-lo, mas e3sta imagem que a igreja nos vendeu eu não aceito mais, se não vou dizer que sou atéia.

Suzana Maria.