quinta-feira, 28 de abril de 2011

Calamidade - Lindolfo Collor

Uma coisa é assistir pela TV, no conforto da sala de casa, outra coisa e atolar o pé na lama e presenciar o sofrimento de famílias que perderam tudo, ou quase tudo, dá noite para o dia. Confesso que me deu um frio na espinha quando, já na segunda-feira, estive nos bairros Nova Esperança e 48 Baixa. Coisa muito triste!

Prevenção
Sei que o momento não é propício para pregar moral, mas tão logo se resolvam os problemas urgentes ocasionados pela enchente de sábado, todas as lideranças do município deveriam sentar, sem paixões políticas (ou politiqueiras!?) e discutir a situação. Além do problema do assoreamento do Arroio Feitoria, temos as encostas que sempre preocupam. Repito, sem paixões nem ranços, precisamos nos prevenir.

Muita calma
Faço minhas as palavras do secretário de Obras, Ademir Vieira: “O pessoal vai ter que ter muita calma”. A Prefeitura não tem como resolver, como num passe de mágica, todos os problemas criados, ou agravados, com o temporal. Ah, e não tem como fugir da burocracia na busca de recursos do Estado ou da União.

Tribuna
Na semana passada, o presidente da Câmara, Willian Winck, não concedeu espaço na tribuna para a secretária da Educação, Cristiane Spaniol, que pretendia responder às críticas do vereador Alcides de Quadro sobre a recusa de um projeto para implantação de um telecentro. Esta semana a secretária enviou ofício dispensando a tribuna e dizendo esperar que Alcides se retrate, acusando-o de proferir inverdades.

Polêmica
Parece que a atitude de Cristiane desagradou mais gente no Legislativo e o assunto não vai morrer por aqui. William reconheceu que não existe no regimento a exigência de 15 dias para conceder espaço, mas ressaltou que cumpre a pauta. Lembrou que atende quando o assunto realmente requer urgência, como ocorreu com o secretário Ademir e como foi feito com a presidente da Associação dos Professores.

Perigo
O vereador Nery Telmo Petter manifestou preocupação com o ginásio de esportes da Escola Walter Hermann, que segundo ele está em área de risco. Com a aprovação dos demais vereadores, uma audiência será solicitada junto a Secretaria Estadual da Educação para pedir uma vistoria completa no local. O temor é que o prédio desabe sobre as salas de aula.

Empréstimos
Recebemos uma denúncia, e acho que vale o alerta: panfletos estão sendo distribuídos no município, oferecendo empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Até aí, tudo bem. Ocorre que para encaminhar a negociação estaria sendo cobrada uma taxa, o que não é legal. A população deve ficar atenta, para não ser lesada.

Reinauguração
Neste sábado, às 9 horas, reinaugura a Farmácia Gesundheid, na rua Sertão Capivara, 705.

Nenhum comentário: