quinta-feira, 28 de abril de 2011

Calamidade - Lindolfo Collor

Uma coisa é assistir pela TV, no conforto da sala de casa, outra coisa e atolar o pé na lama e presenciar o sofrimento de famílias que perderam tudo, ou quase tudo, dá noite para o dia. Confesso que me deu um frio na espinha quando, já na segunda-feira, estive nos bairros Nova Esperança e 48 Baixa. Coisa muito triste!

Prevenção
Sei que o momento não é propício para pregar moral, mas tão logo se resolvam os problemas urgentes ocasionados pela enchente de sábado, todas as lideranças do município deveriam sentar, sem paixões políticas (ou politiqueiras!?) e discutir a situação. Além do problema do assoreamento do Arroio Feitoria, temos as encostas que sempre preocupam. Repito, sem paixões nem ranços, precisamos nos prevenir.

Muita calma
Faço minhas as palavras do secretário de Obras, Ademir Vieira: “O pessoal vai ter que ter muita calma”. A Prefeitura não tem como resolver, como num passe de mágica, todos os problemas criados, ou agravados, com o temporal. Ah, e não tem como fugir da burocracia na busca de recursos do Estado ou da União.

Tribuna
Na semana passada, o presidente da Câmara, Willian Winck, não concedeu espaço na tribuna para a secretária da Educação, Cristiane Spaniol, que pretendia responder às críticas do vereador Alcides de Quadro sobre a recusa de um projeto para implantação de um telecentro. Esta semana a secretária enviou ofício dispensando a tribuna e dizendo esperar que Alcides se retrate, acusando-o de proferir inverdades.

Polêmica
Parece que a atitude de Cristiane desagradou mais gente no Legislativo e o assunto não vai morrer por aqui. William reconheceu que não existe no regimento a exigência de 15 dias para conceder espaço, mas ressaltou que cumpre a pauta. Lembrou que atende quando o assunto realmente requer urgência, como ocorreu com o secretário Ademir e como foi feito com a presidente da Associação dos Professores.

Perigo
O vereador Nery Telmo Petter manifestou preocupação com o ginásio de esportes da Escola Walter Hermann, que segundo ele está em área de risco. Com a aprovação dos demais vereadores, uma audiência será solicitada junto a Secretaria Estadual da Educação para pedir uma vistoria completa no local. O temor é que o prédio desabe sobre as salas de aula.

Empréstimos
Recebemos uma denúncia, e acho que vale o alerta: panfletos estão sendo distribuídos no município, oferecendo empréstimos consignados para aposentados e pensionistas. Até aí, tudo bem. Ocorre que para encaminhar a negociação estaria sendo cobrada uma taxa, o que não é legal. A população deve ficar atenta, para não ser lesada.

Reinauguração
Neste sábado, às 9 horas, reinaugura a Farmácia Gesundheid, na rua Sertão Capivara, 705.

Consciência - Presidente Lucena

“Tudo na vida tem seus motivos. Por isso estão acontecendo tantas coisas no mundo...” Este pensamento não é meu, não; é dos estudantes Natana, Fabiane Graeff, Fabiane Daniel, Solange e Bruna, alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Guilherme Exner. Este foi o resultado de da reflexão e discussão nas aulas de ensino religioso sobre as catástrofes naturais que têm nos atormentado nos últimos anos. Este slogan de incentivo à preservação ambiental será utilizado em projetos futuros da escola sobre o tema. Na próxima semana publicaremos a outra frase escolhida.

Já era tempo
Estava mais que na hora do Daer providenciar na pintura da sinalização da Av. Presidente Lucena, como foi anunciado esta semana pelo engenheiro Julio Cesar Porciúncula da Silva. Aliás, também não seria má ideia dar uma conferida nas placas de limite de velocidade ao longo de toda a estrada Presidente Lucena, pois tem algumas que mais confundem os motoristas que qualquer outra coisa.

Faixas de segurança
A sinalização da rua presidente Lucena também foi lembrada na Câmara, esta semana. O vereador Cleiton Trierveiler pediu uma em frente a Comercial Gewehr e Denise Staudt ressaltou a necessidade de refazer as faixas na frente da Igreja Católica e na Escola Guilherme Exner.

Schmierfets
Acontece neste sábado, às 20h30min, no Salão Gewehr, a escolha da Rainha e das Princesas da X Schmierfest. Seis candidatas estarão na passarela e a animação da festa ficará por conta do Musical Ébanos e do DJ Jair da Rocha.

Contra a gripe
Segue até 13 de maio, a campanha de vacinação contra gripe para pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses até dois anos e gestantes. Além do atendimento semanal na Unidade Básica de Saúde, neste sábado haverá plantão, nas escolas (pela manhã) e no próprio posto de saúde (das 8 às 17 horas).

Progresso
Quando se fala em progresso, muitos pensam em transformar um local tranquilo e aprazível como Presidente Lucena em um centro urbano. Não é isso que queremos e precisamos, mas sim investir naquilo que permita que não percamos tais características. Nesse sentido, espera-se que a recente visita do prefeito Baltasar Hansen ao deputado Giovani Cherini, em Brasília, possa render frutos. O parlamentar pedetista tem como bandeira o cooperativismo e o setor primário, assim como o agronegócio e a agricultura familiar.

Bailes das motos
Seguem à venda os ingressos antecipados para os bailes das motos do Soberano e do Salão Vogel. No Soberano, o evento é no dia 22 de maio, com sete bandas. Já no Salão Vogel de Picada Schneider, a festa é no dia 24 de junho, com animação dos Atuais.

1ª Divisão
Mais três times garantiram classificação às quartas de final do Futsal 1ª Divisão: Tabajaras, Moleques e União.

domingo, 24 de abril de 2011

Da cruz à lâmpada mágica

Depois da ceia, Jesus subiu o monte para orar. Em seguida, vieram avisá-lo que os soldados estavam a sua procura para prendê-lo. Jesus, então, chamou seus amigos, que dormiram ao invés de orar, e partiram na direção do deserto.
O grupo caminhou quase a noite inteira. Ao perceber que já não eram seguidos, Jesus, no meio do deserto, realizou mais um milagre: da terra árida Ele fez surgir uma mata densa, com córregos de água límpida e árvores carregadas de frutos.
Logo amanheceria e a passarada já cantava animada, dando as boas-vindas a Jesus e seus amigos. Todos saciaram a sede e mataram a fome com deliciosas frutas doces como mel, mas estavam cansados da longa caminhada noturna.
Antes que os mais exigentes reclamassem, o mestre, como o gênio de Aladin, não poupou seus milagres e, sem que ninguém percebesse, criou uma aprazível vila com casas confortáveis. Exaustos, todos se acomodaram e dormiram até o entardecer.
Diferente do gênio, Jesus, o Filho de Deus, tem poderes ilimitados. Ele é o próprio Deus. E sabendo que todos acordariam famintos, preparou-lhes uma mesa farta regada de peixe e vinho da melhor qualidade. Até um grupo musical estava a postos para que a alegria do grupo fosse completa.
A partir daquele dia, todos que creram em Jesus e o seguiram viveram felizes, sem fome, sem dor, sem tristezas. Tudo isso por que o Salvador, Jesus, não se cansava de zelar por eles. E os cristãos viveram felizes por toda a eternidade.


A narrativa acima não se encontra em nenhum evangelho, nem nos apócrifos. Esta é uma nova versão do cristianismo, vigente em muitas comunidades, pregada com ênfase por muitos que, equivocados ou mal intencionados, transformaram Jesus num mágico. O mestre deixou de ser um guia, orientador, para ser um servo, não no sentido que Ele recomendava. O Jesus histórico, aquele das narrativas de Mateus, Marcos, Lucas e João, ensinava que devemos servir e ajudar os necessitados. “Amaras ao teu próximo como (amas) a ti mesmo.”
O que temos ouvido atualmente, nos púlpitos e em superproduções nos meios de comunicação, são promessas de prosperidade, riqueza, saúde. Quem crê prospera, enriquece e não adoece. Por conveniência, ignorância ou charlatanismo, faz-se uma releitura da Bíblia que nos conduz a esse novo comportamento.

terça-feira, 19 de abril de 2011

A reposição - Lindolfo Collor

Conversei com o prefeito Alceu Heinle nesta terça-feira e ele disse estar estudando o índice de reajuste a ser concedido ao funcionalismo. Disse, também, que o aumento dado para algumas categorias não poderia ser adiado. O projeto, contemplando todos os servidores, deverá ser enviado à Câmara em junho.

Responsabilidade
Quando se diz está estudando, significa que a equipe das finanças da Prefeitura precisa dar ao prefeito a certeza de que, com os índices a serem acrescidos nos salários, a folha de pagamento não atingirá o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Agricultura
Nesta semana, o prefeito encaminhou ao Legislativo projeto que institui o Programa Municipal de Apoio à Agricultura. A elaboração da proposta se deu a partir do que foi discutido no XI Fórum da Agricultura realizado no dia 9 de abri.

Antecipada
Em função do feriadão, a sessão da Câmara de Vereadores, nesta semana, foi antecipada para terça-feira. Assim, nesta quarta não haverá reunião. Na próxima semana tudo volta ao normal.

Sem manifestações
Na sessão da semana passada, o presidente da Câmara advertiu a assistência quanto às manifestações com palmas ou apupos. Vale salientar que, ao pedir que os servidores não se manifestassem, o vereador Willian Winck apenas estava cumprindo o que determina a lei. Em nenhuma casa legislativa (municipal, estadual ou federal) isso é permitido.

Bom comportamento
Cabe salientar que em todas as sessões que os servidores municipais estiveram presentes, o seu comportamento foi muito bom. Houve algumas manifestações, sem exageros. Já acompanhei, em outras câmaras da região, sessões onde clima ficou tão tenso que os trabalhos tiveram de ser suspensos.

Feira do peixe
Nesta quinta e sexta-feira, acontece a já tradicional feira do peixe na propriedade de Eugen Benhe, ali em frente à Igreja Católica, ao lado do campo do Capivarense.

Agradecimento
A presidente da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, dos bairros Feldmann e Pedras de Areia, Veleda Besing, agradece a todos que colaboraram para que a festa da comunidade fosse um sucesso.

Interbairros
Os campeonatos interbairros (futebol de campo masculino e futsal feminino) dão uma parada no feriadão. O futsal reinicia no dia 30 e o futebol no dia 1º.

Feliz Páscoa
Se Jesus Cristo tivesse conhecido a delícia do chocolate, certamente teria dito: “Nem só de chocolate, na Páscoa, viverá o homem.” Lembre-se, o verdadeiro significado da data vai muito além do chocolate. Ah! Evite os exageros e não colabore com as estatísticas alarmantes dos acidentes de trânsito, que sempre crescem nos feriadões.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Sinal Verde - Lindolfo Collor

Se foi pela pressão dos servidores, que têm lotado o plenário da Câmara nas últimas sessões, não sei, mas o prefeito Alceu Heinle, esta semana, apresentou uma primeira proposta de reposição salarial aos servidores municipais.

Justo
Considerando a alegação de que a folha de pagamento está estrangulada (chegando quase aos 50% da receita), entendo como justa a decisão do prefeito de primeiro atender as necessidades dos menos favorecidos.

Para todos
Fica a expectativa de que em junho, conforme anunciado na Câmara quarta-feira, novo projeto seja apresentado contemplando, desta vez, todos os servidores. Eles reclamam que não recuperam as perdas da inflação nos últimos três anos.

Confirmou
Na semana passada, o presidente da Câmara, Willian Winck, anunciou que o prefeito encaminharia projeto, conforme ocorreu, beneficiando os funcionários com salários mais baixos, e que depois trataria da remuneração de todo o funcionalismo.

Ofício
Também na semana passada, o prefeito mandou seu assessor de Gabinete e coordenador político, Jorge Alves da Silva, apresentar um ofício na Câmara. Nessa correspondência, entre outras coisas, o prefeito destaca a captação de recursos externos obtidos em seu governo e as inúmeras obras realizadas e em andamento. Alceu também desafiou os vereadores a apresentarem quantos projetos e quanto de verba foi destinada para Lindolfo Collor, no período 2005/2008.

Professores
Esta semana foi a Associação de Professores Municipais quem reivindicou espaço na Tribuna Popular. E a presidente da entidade, Martina Krug, com um discurso claro e firme, cobrou do Executivo uma proposta concreta e digna para o magistério. A professora também saiu em defesa do ex-prefeito Darci Habitzreuter dizendo que este promoveu avanços importantes e nunca deixou de conceder a reposição salarial ao funcionalismo.

Contratados
E Martina foi além, rebatendo a informação de que na gestão passada foram admitidos muitos concursados na Prefeitura, o que teria comprometido a folha de pagamento. E ela pergunta por que contratar tanta gente agora, se tinha gente sobrando.

Assembleia
Soube-se que o prefeito estaria estudando um Plano de Carreira para o Magistério, mas os professores aguardam para os próximos dias uma proposta de reposição salarial. Se isso não acontecer, uma nova assembleia da categoria deverá ser realizada para definir as estratégias de negociação e pressão.

Lambança
Recebemos uma reclamação, nesta semana, de que ao fazer reparos nos canteiros de flores na Av. Capivara, o pessoal da prefeitura fez uma bagunça, espalhando adubo (esterco) pelo passeio publico e até mesmo no asfalto.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Da política - Lindolfo Collor

Parece que só o Celso Roth (técnico do Internacional) não entende que a melhor defesa é o ataque. Pois na semana passada, diante do ataque do vereador Valderi Klein à administração municipal, o secretário Ademir Vieira “desenterrou” o caso do loteamento popular Alto da Colina, atacando Valderi, que estaria morando numa casa destinada a pessoas de baixa renda.

Ninguém disse
Muita gente que esteve na sessão da Câmara na semana passada (O plenário estava cheio de servidores municipais.) saiu de lá pensando que esta semana entraria um projeto tratando da reposição salarial, ou que o assunto voltaria a ser discutido. Assim como aconteceu comigo, outros desavisados devem ter batido com o nariz na porta, quarta-feira, pois não havia sessão. Claro que ao encerrar a reunião, dia 23, o presidente Willian Winck anunciou a seguinte para o dia 6 de abril. Mas ninguém disse, ou alertou, que ficariam uma semana sem reunião.

Só quatro
A Lei Orgânica do Município determina que sejam realizadas quatro sessões por mês. Como havia cinco quartas-feiras em março, a última foi de folga. Eu prefiro acreditar que nenhum vereador lembrou de explicar.

Prestação de serviços
A Comarca e a Promotoria de Ivoti estão propondo uma parceria com o município para o cumprimento da pena classificada como Prestação de Serviço Comunitário (PSC). No início da semana, a juíza Célia Cristina Perotto esteve reunida com representantes de associações de moradores de Ivoti e de Lindolfo Collor e explicou que são pessoas que pertencem à comunidade e merecem a oportunidade da ressocialização. O serviço seria consertos e limpeza das sedes das entidades, executados pelos apenados, mediante cadastro das associações.

Participação
Cada associação de moradores tem até o dia 30 de abril para informar se está interessada em participar do projeto, assim como o número de pessoas, o tempo de duração de serviço previsto e os responsáveis pelo acompanhamento. Segundo a juíza, a experiência com a PSC vem sendo benéfica e muitos retomam suas vidas e até descobrem talentos ao cumprir esse tipo de pena.

Misto de Bolão
Segue nesta sexta-feira, a disputa do torneio misto de bolão entre associados da Sociedade Atiradores de Picada 48 Baixa. Os jogos ocorrem a partir das às 20 horas. No encerramento, dia 12, haverá um jantar de confraternização.

Festa
A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil, dos bairros Feldmann e Pedras de Areia, promove festa no dia 10 de abril. O almoço custa R$ 12,00 e as reservas podem ser feitas até quarta-feira, pelo fone (51) 92521747, com Veleda, ou 93042384, com Loni Pletsch.

Interbairros
A bola começa a rolar neste sábado pelo Interbairros de Futsal Feminino. Jogam: Petry x Boa Vista, capivarinha x Três Passos, Feldmann x Pedras de Areia. O Nova Esperança folga.

fernando.santos@odiario.net