quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Os piedosos desapareceram

“Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com um laço. Com as mãos prontas para fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto. O melhor deles é como espinheiro, e o mais correto é pior que uma cerca de espinhos.” (Miquéias 7:2-4)

Vale a pena tirar um tempinho para ler não apenas esses versículos aqui selecionados, mas todo o livro de Miquéias. São apenas meia dúzia de páginas, mas mostram uma realidade dura e desumana, vivida pelo povo de Judá, lá no século VIII a.C.. Miquéias levantou sua voz contra os que exerciam poder sobre o povo (os políticos e os líderes religiosos).
Invoquemos a inspiração do Espírito Santo, leiamos todos os sete capítulos de Miquéias (são curtinhos, como disse), depois façamos uma autocrítica, sincera, na presença de Deus, e vejamos de que lado estamos: dos que são explorados ou dos que exploram o povo.

Que a misericórdia de Deus se esparrame sobre todos nós para que, como Miquéias, não nos conformemos com a crueldade do homem contra o próprio homem.

Nenhum comentário: